Dizimo, sem prisões! Sem medo de consultar a bíblia sagrada



Para cada um de nós há uma verdade ou a verdade é uma para todos?

Dízimos e ofertas

Trata-se de tentar descobrir a verdade bíblica sobre isso e evitar que se imponha jugos desnecessários.  Obviamente não se trata de impor essa discussão por onde se passa. A bíblia é cristocêntrica e não “ofertocentrica” ou “dizimocentrica”. Portanto, importa falar de Cristo. Esse espaço é meu, portanto aqui falo, escrevo e discuto o que eu desejar. 

Logo de início, antes que surja um pensamento do tipo: _Oh, então é isso, a questão é financeira, é coisa de "pão duro", deixo claro aqui que mesmo sem compartilhar do pensamento de grande parte da igreja cristã sobre o dízimo eu regularmente oferto voluntariamente - sem medo do “devorador” ou de quebrar as “leis da semeaduras” - mais que 10% de minhas rendas. Pessoalmente fico extremamente magoado quando se fala que discordar da doutrina do dízimo é coisa de sovina, traidor, pão-duro etc.

Não creio também que dar para a igreja 5% do salário é mesquinhez, assim como não creio que dar 20% é sinal de que alguém é mais santo que outros. Todavia, essa discussão não trata de dar ou não dar ou de quanto se dá. É uma reflexão com base na bíblia sagrada.

Se abster de estudar o assunto, tratá-lo de forma incompleta e apenas repetir o que de púlpito é colocado, pela minha ótica é ir contra a independência dos cristãos e seu direito de arrazoar com o pai sobre todos os assuntos mencionadas nas escrituras sagradas.  

Agir assim no meu ponto de vista foge dos conselhos de que deve-se examinar tudo diante da palavra de DEUS.

Sei também de muita gente tem medo de sequer tocar nesse assunto acreditando que serão massacrados, chamados de hereges e sovinas. Esse massacre cruel é obvia estratégia para que as pessoas tenham medo de discutir a questão publicamente. 

E isso tem funcionado justamente porque crentes fieis que não acreditam na doutrina do dízimo como ela tem sido ensinada se abstém de discutir isso publicamente para poupar a igreja de mais uma intriga, acham que pode trazer separação. 

Seu temor não é infundado.

Assim ocorreu com crentes do princípio quando ousaram contestar os judaizantes e assim ocorre sempre que alguém ousa contestar de forma honesta e biblicamente qualquer coisa que se enquadre na teoria do “sempre foi assim”. 

Ocorrem massacres.

Eu respeito o posicionamento da maioria, mas quero que me respeitem. A bíblia me dá o direito de interpretá-la e proíbe você de me impedir de fazer isso. 

Quem já discordou de doutrinas como “salvo sempre salvo”, Arminianismo ou Calvinismo sabe do que estou falando, exceto que não é chamado de SOVINA por pensar diferente.

Se desejar conhecer o que penso leia o que se segue, se desejar me conteste dentro da palavra de DEUS, sem adjetivos e acusações. 

Só DEUS sabe o quanto eu gostaria de ser convencido de que o posicionamento da maior parte da igreja é o correto. 

Eu bem sei o quanto isso me pouparia de dilemas mentais e autoacusações, dos quais hoje estou livre. Ressalto que não quero te convencer de nada, apenas expor os meus motivos. 

Eu bem sei o peso que carrego por conta dessa opinião. Todavia, não posso ser hipócrita só para obter um cargo em uma igreja, para ter um púlpito para ministrar ou para ser melhor aceito como cristão.

No Velho testamento. No comecinho

a)        Gênesis 14:17-20: "E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei. 18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. 19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; 20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. [Todas as citações são da Bíblia Almeida Corrigida e Fiel]"

Essa passagem mostra que Abraão deu 10 % de seus bens para Melquizedeque como retribuição por um bem que o rei fez, principalmente por ter salvo Ló, o já sobrinho de Abraão. Muitos dizem que por isso temos que dar o dízimo, por que antes da lei isso já havia sido feito por ABRAÃO.

Reflexão 1: Não há nada no texto que indique que DEUS determinou a Abraão que desse o dízimo. Ao contrário disso, tudo indica que foi decisão pessoal do patriarca.
Reflexão 2: Esse dízimo dado por Abraão foi sobre o despojo de guerra e a Bíblia não diz que Abraão continuou dizimando para Melquisedeque.
Reflexão 3: Só porque foi feito antes da lei significa que temos que fazer também? Abraão fez muitas outras coisas que não viraram lei pra nós dos dias de hoje.

b)        Um pouco depois: Gênesis 28:20-22Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; 21 E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; 22 E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Reflexão 1: Novamente o dízimo foi por opção (decisão) pessoal, não por determinação de DEUS. E novamente nada indica que Jacó permaneceu dizimando, nada indica que dizimasse antes dessa decisão, o que significa que a decisão de Abraão nada influiu na vida de Jacó
Reflexão 2: Esses dois exemplos são os únicos que mostram que dar o dízimo existiu no velho testamento antes da lei. Ambos são exemplos de atitude VOLUNTÁRIA desses patriarcas. (Jacó e Abraão)

Depois de instituída a lei foram criados três “dízimos” exatamente por isso a passagem de Malaquias diz “roubará... DÍZIMOS E OFERTAS”. Observe que o profeta fala sobre dízimos, no plural. Esses dízimos eram:

1a - Dízimo “normal”: Levítico 27:30-33"Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. 31 Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. 32 No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR. 33 Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados."

1b - Dízimo para os LEVITAS (entende-se que é o mesmo acima)- Números 18:21-24 ["Dízimo para os Levitas"]: E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.22 E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. 23 Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniquidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão, 24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em OFERTA ALÇADA, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.

Obs: Observe que nessa passagem o dízimo para os levitas é chamado também de OFERTA ALÇADA.

2 – Dízimo para a FESTA - Deuteronômio 14:22-27 ["Dízimo para o Festival"]: Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. 23 E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias. 24 E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado; 25 Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus; 26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; 27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. 

3 – Dízimo para os pobres - Deuteronômio 14:28-29 ["Dízimo para os Pobres"]: Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; 29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem. 

Complementando: Se somente existisse um dízimo o profeta não falaria no plural. Malaquias diz “Dízimos e ofertas”.

Sob a LEI os DÍZIMOS eram obrigatórios, não eram opção pessoal como foram antes da lei (Jacó e Abraão), havia homens encarregados de cobrar. Verifica-se abaixo também que existia mais de um dízimo. Assim como Malaquias, Neemias fala no plural.

Neemias 12:44: Também no mesmo dia se nomearam homens sobre as câmaras, dos tesouros, das ofertas alçadas, das primícias, dos dízimos, para ajuntarem nelas, dos campos das cidades, as partes da lei para os sacerdotes e para os levitas; porque Judá estava alegre por causa dos sacerdotes e dos levitas que assistiam ali. 

Hebreus 7:5 "os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, SEGUNDO A LEI, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.

Observe que em Hebreus está especificado de forma bem clara que “segundo a lei”os dízimos seriam cobrados. Sob o jugo da lei os dízimos eram obrigatórios. Portanto, não entregar era contra a lei. Por isso Malaquias usa a palavra ROUBAR. O que é contra a LEI é ROUBO ou crime.

Reflexão1 : destaco aqui que Malaquias diz que também é ROUBO não entregar as OFERTAS.

Malaquias: “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.

O que são as ofertas? Eram também obrigatórias. Se MALAQUIAS é aplicável ainda no tempo da graça seria então justo que as OFERTAS ainda fossem obrigatórias. Ou não?

Ofertas eram geralmente sacrifício de animais. Algumas: oferta pelas culpas, oferta queimada, oferta dos manjares, de paz, pelos pecados.  

O entendimento sobre o dízimo não é o mesmo sobre as ofertas, mas ambos estão em uma mesma frase e em um mesmo contexto. Todas as regras de hermenêutica indicam que  não entregar dízimos e ofertas era - segundo Malaquias - considerado roubo. 


Reflexão 2: O texto de MALAQUIAS não faz distinção entre dízimos e ofertas, quem não desse seria LADRÃO e seria então AMALDIÇOADO.


VEJAMOS NO NOVO TESTAMENTO

a)        Mateus 23:23: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas."

Reflexão 1: Não dá pra usar esse texto - Lucas 18:12: "Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo." -  como base para o dízimo dado por JESUS. É evidente que nesse caso nosso SENHOR faz uma figuração, e fala como se fosse o personagem da parábola ele coloca o FARISEU como um prepotente, hipócrita, que via a si mesmo como “o justo” que fazia tudo que a LEI determina.

A parábola começa assim: “ 10  Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano....”

b)        Outra passagem muito usada: Hebreus 7:1-10: Essa passagem não manda ninguém “pagar” dízimos, apenas exalta Jesus, que é maior que Melquisedeque. O trecho não tem os dízimos como foco principal. Mas sim colocar JESUS como o maior.

c)         2º Cor 9:7  A bíblia diz, no novo testamento: "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria."

"Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente." (2Co 8:3). 

Reflexão: Segundo propor no seu coração. Dar 100, 200, 5, 5%, 10%, 20% não é pecado, mas se trata do que cada um propõe no CORAÇÃO.

d)        1 Coríntios 16:1-2: "1 “ Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. 2 No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade

Nesse último texto, de primeira aos Coríntios, o que se entende é que Paulo disse que quem tem mais contribua com mais, quem tem menos com menos.

Eu gosto de ofertar com alegria, e não como uma obrigação religiosa, pautada numa lei que NÃO ACREDITO que seja para a igreja de nosso tempo. Ao longo de décadas de minha vida pouquíssimas vezes ofertei mensalmente menos que 10% de minha renda para a obra de Deus, por compreender que é necessário que os fieis que estiverem em condições de fazer isso ajudem a manter a estrutura.

Eu acredito que a lei do DÍZIMO e suas maldições não é considerada como abolida HOJE e sequer discutida pelos seguintes motivos, entre outros:
1 - Por conta do medo que muitos têm de enfrentar dogmas estabelecidos.
2 - Por que a divulgação de conclusões como as que você viu acima são vistas por alguns (os que pensam como eu) como um risco de escândalo e separações na obra de DEUS nos tempos atuais e 
3 - A queda do dogma dízimo é visto por alguns – menos sinceros - como um risco a seu conforto, vida luxuosa e púlpitos em tempos de mármore e cristal.

Conheço - como acima já disse - pastores que pensam como eu, mas se mantém também quietos, respeitando uma posição que não corresponde à sua opinião. Alguns tem mesmo medo de que divulgar sua visão possa os prejudicar e fazer com que sejam vistos como SOVINAS.

Estudos como um de Silas Malafaia dizem: 

Quando devolvemos a Deus os 10% que Ele requer para que haja mantimento em Sua casa, estamos dizendo que Ele é o Senhor da nossa vida, que reconhecemos que tudo que somos e temos vem dele e pertence a Ele; somos apenas os mordomos.”.

Oh! Alguns vão se admirar por ter citado aqui SILAS MALAFAIA. Por acaso SILAS MALAFAIA seria como os católicos consideram que é o Papa, infalível? Claro que não é. Como exemplo cito o fato dele ter apoiado Dilma Rousseff e agora ter mudado de posicionamento. Todos podemos falhar em nossas interpretações.

Pergunto: Quando eu dou uma oferta financeira também não estou dizendo que DEUS é o Senhor da minha vida e que reconheço que tudo vem dEle?

Malafaia fala em lei da liberalidade e evangélicos miseráveis”, termos que, no meu ponto de vista, prejudicam um estudo racional e livre sobre o assunto. Muitos cristãos ficam intimidados com palavras como essas e alguns até temem estar sendo MISERÁVEIS pelo simples fato de ter dúvidas sobre a questão do dízimo ser ou não uma lei para os crentes neo-testamentários. Não se trata de duvidar se contribuir é algo necessário, falo – repito - da dúvida sobre a doutrina em questão.

Malafaia disse:  As maiores críticas que recebo em relação a ofertas não são dos não evangélicos e sim dos evangélicos miseráveis, que não creem na lei da liberalidade

Fica difícil para um crente normal desafiar a posição de Malafaia, ele estaria automaticamente colocado na posição de “evangélico miserável”. E isso certamente deixa qualquer pessoa constrangida.

O Pastor supracitado também diz que Paulo ensina que a oferta precisa ser entregue com alegria, e explica que o dízimo NÃO PODE ser tratado como uma obrigação religiosa. Mas, ora, o pastor não diz que o dizimo NÃO É uma obrigação. Se torna até paradoxal isso. 

O renomado pastor diz que o dizimo não pode ser tratado como uma obrigação, porém deixa bem CLARO que, no seu ponto de vista, é UMA OBRIGAÇÃO.

Obviamente me mantenho calado quanto a essa questão por respeito às congregações e visões de líderes. Entendo perfeitamente isso e jamais, de púlpito ou fora dele, exporia algo que iria de encontro ao posicionamento local. Mas, ressalto que esse espaço aqui é de minha propriedade.

Eu desejo muito continuar CONTRIBUINDO com ALEGRIA, de acordo com o que propor em meu coração, que na verdade se trata da minha mente, nesse caso. Mas, confesso que inúmeras vezes o fiz com tristeza, não pelo fato de OFERTAR, mas por causa das palavras que - advindas do púlpito - ouvi contra aqueles que apenas cumprem o que está prescrito no verso abaixo.

 "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." (2ª Coríntios 9:7).

Sei muito bem que a doutrina do dízimo não faz parte das doutrinas fundamentais para a salvação. Só por isso vou caminhando com CRISTO de forma tranquila, mesmo divergindo de muita gente. Repito: Só DEUS sabe o quanto eu gostaria de ser convencido de que o posicionamento da maior parte da igreja é o correto. 

Ressalto que não quero te convencer de nada, apenas expor os meus motivos. Eu bem sei o peso que carrego por conta dessa opinião.

Tendo em vista as circunstâncias atuais não poderia deixar de lhe expor com clareza esse assunto. Não seria sincero de minha parte estar no ministério sem que isso fosse externado.

Robson Augustto - Sociólogo, jornalista, militar na reserva.


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